fbpx
Importância da Capacitação nas Redes de Franquias

UMA FILOSOFIA DO FRANCHISING

Construímos um Acrônimo para melhor conceituar o sistema de Franchising aos Franqueados e Franqueadores e a todas as suas equipes, com o propósito de gerar maior grau de consciência sobre o modelo de negócios que vem atraindo cada vez mais empresas brasileiras a adotá-lo como forma de expansão de negócios.

PARE!

Isso mesmo, vamos parar um pouco! Para refletir melhor, para ampliar a consciência, para entender os fundamentos de um negócio bem-sucedido.

  • P – Parceria – Por mais que a palavra possa estar “cansada” ou “batida” ainda representa na nossa visão o ponto de partida na cultura de uma empresa Franqueadora.
  • A – Alinhamento – Buscar essa dinâmica e atualização junto com toda a rede é responsabilidade inicial do franqueador e, por consequência, dos franqueados, gerando menos atritos na relação e um sentido de pertencimento mais amplo.
  • R – Resultados – Modelos de negócios que não geram resultados satisfatórios para as partes envolvidas não produzem prosperidade e, portanto, não se sustentam numa visão de médio e longo prazo.
  • E – Engajamento – Mais do que satisfação, acreditamos que o engajamento é fundamental para todos os integrantes do sistema, mas evidencia-se mais fortemente para os franqueados, que são “donos de seus negócios” e, de maneira geral, não demonstram o engajamento de fato com o negócio. Destacando que o engajamento tem componente mais emocional do que racional (satisfação).

 

Obviamente, acreditamos que o Engajamento gera resultados e não o contrário, mas pelo fato de a palavra PARE ter um significado mais forte, mantivemos essa essência, que deve pautar todas as ações da franqueadora em relação aos seus franqueados e equipes, nortear o desenvolvimento de campanhas ou lançamento de novos produtos e serviços, construção de programas de capacitação ou encontros com franqueados, ou mesmo Convenções Nacionais, Comitês, Conselhos de Franqueados.

Se o modelo mental (mindset) define os nossos comportamentos que são basicamente influenciados pelas nossas crenças, afirmamos a importância desse simples mas relevante conceito PARE para a Gestão de Redes de Franquias. Em tempos de muita velocidade e rapidez, muitas vezes não nos permitimos essas “escalas” e avançamos sem os fundamentos necessários.

Trazemos à baila o pensamento atribuído a Peter Drucker ainda bastante contemporâneo: “Não confunda movimento com Evolução”.

Sendo assim, convidamos as pessoas a provocarem essa reflexão e gerarem maior sentimento de Parceria, Alinhamento, Resultados e Engajamento (PARE).