fbpx
7-motivos-para-investir-em-uma-franquia

7 motivos para investir em uma Franquia

Entrar no mercado com uma marca conhecida e consolidada é o sonho de muitos empresários. Mas esse sonho não é difícil de realizar quando se fala em franquias. Numa franquia, você aposta em uma rede e em seus produtos e passa a fazer parte dela absorvendo conceitos e a cultura corporativa da empresa. “As pessoas querem se tornar bem sucedidas, obter lucro e o retorno do investimento realizado, construindo uma marca associada a uma boa imagem e reputação, além de gerar empregos e obviamente, conquistar um nível de realização e satisfação pessoal. Esses interesses são legítimos e fazem parte dos principais motivos da expansão de um negócio por franquias”, explica Adir Ribeiro, presidente da Praxis Business e especialista em franquias.

Investir em franquias oferece um risco baixo. Segundo dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Micros e Pequenas Empresas) o índice de falência das franquias nos cinco primeiros anos de existência é de menos de 15%, enquanto de grandes empresas é de 80%. Essa diferença se deve, em parte, ao fato de que, numa boa franquia, o modelo de negócio que é repassado ao franqueado já foi testado com sucesso por seu franqueador. “Assim, o franqueado adquire uma empresa bem estruturada, recebendo na compra da franquia todo o suporte para assegurar sucesso do negócio”, comenta Adir.

Segundo o especialista, o Franchising ano a ano consolida-se como uma forma eficiente de expandir os negócios. “As franquias possuem, em sua base, a documentação do conhecimento (manuais da franquia), a viabilidade financeira do negócio (modelos testados e replicados), a estruturação do negócio e o suporte (treinamento, visitas de consultores de campo & negócios, programas de relacionamento, etc.) que ajudam muito os empresários que buscam nas franquias uma forma de empreender”.

E as vantagens não param por aí. Adir Ribeiro cita sete benefícios de investir numa franquia:

– Boa reputação: O fato de o franqueador dispor de um cadastro financeiro respeitável levará o franqueado a poder usufruir de descontos nos preços, prazos mais longos e pagamentos em condições especiais. O franqueado terá também a possibilidade de tirar proveito da vantagem competitiva de seu franqueador, uma vez que seus produtos e/ou serviços já tenham sido testados no mercado.

– Mais chances de sucesso: As chances de um franqueado obter sucesso em seu negócio utilizando-se do sistema de franquia formatada são bem maiores do que as de uma pessoa que monta um negócio independente, pois o franqueador já possui uma rede própria de distribuição e o sucesso de marca foi fortalecido após vários testes de produtos.

– Plano de negócio: Na maioria das vezes, o pequeno empreendedor independente não dispõe de tempo e habilidade para prever fatos político-sociais e econômicos que possam afetar o seu negócio. É bom poder contar com o apoio de um franqueador competente, podendo instalar-se e se expandir com menor risco financeiro.

– Maior garantia de mercado: O franqueado poderá aproveitar a vantagem competitiva de seu franqueador, pois, além do fato de já ter testado seus produtos e marcas no mercado, também já deve ter planejado a sua expansão e é conhecedor do perfil dos clientes de seus produtos.

– Melhor planejamento dos custos de instalação: Em uma franquia formatada, o franqueador calculará e informará o custo a ser rateado com outros franqueados ao fornecer o projeto arquitetônico e as plantas de engenharia de construção, executar a fiscalização da obra, especificar máquinas e equipamentos, enfim, ao dar todo o apoio necessário à construção e instalação da nova unidade, tomando por base os custos de sua unidade-padrão. Geralmente, em um negócio independente, os custos de instalação fogem completamente à previsão, causando enormes problemas de fluxo de caixa ao empreendedor.

– Economia de escala: Como os custos de propaganda serão rateados entre os franqueados da rede, haverá uma redução substancial nos investimentos, contando ainda com a possibilidade de melhoria na qualidade desta propaganda. Além disso, existe a vantagem relacionada aos preços obtidos por uma central de compras da rede e ao investimento nos ativos fixos, como máquinas, equipamentos e instalações, que também acabam sofrendo uma redução pela quantidade necessária.

– Pesquisa e desenvolvimento: O custeio da pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, e/ou aperfeiçoamento daqueles já existentes caberá inteiramente ao franqueador, que os testará em suas unidades antes de lançá-los na rede.

Adir Ribeiro explica que o Brasil tem uma clara vocação empreendedora e que a franquia possibilita que as pessoas, cada vez mais, encontrem nesse tipo de empresa, uma forma de empreender correndo menos riscos e se tornando bem sucedidas. “Contamos com marcas e empresas de nível internacional, geramos milhares de empregos e o recolhimento de tributos expressivos para a sociedade, dentro de um círculo virtuoso de expansão. Além disso, o potencial de consumo das novas classes econômicas tem apoiado bastante o crescimento do segmento, gerando renda e emprego, e consequentemente o consumo dentro dessas unidades franqueadas”, conta Adir.

Adir Ribeiro é Presidente e Fundador da Praxis Business