fbpx
Importância da Capacitação nas Redes de Franquias

Consultoria de Campo & Negócios: agora mais Negócios e menos Campo

Estamos atravessando um dos momentos mais desafiantes da jornada executiva e empreendedora de qualquer pessoa nos últimos 100 anos e diante de tantas mudanças, o que muda no suporte aos Franqueados?

Enxergamos a Covid-19 como “Aceleradora do Futuro” para o mercado e isso traz vários impactos para os modelos de negócios que se utilizam do Franchising como forma de expansão das marcas, obviamente não negligenciando todas as coisas negativas que a pandemia está causando ao mundo.

Portanto, exige-se uma reinvenção do suporte oferecido pelas redes de franquias, uma atualização da Metodologia de Suporte para gerar resultados efetivos e uma profunda capacidade de desenvolver novas habilidades e competências, atualizadas com o novo contexto.

Menos visitas presenciais, mais segmentação dos Franqueados, para melhor atendê-los. Isso quer dizer, clusterização, não tratar diferentes Franqueados de forma semelhante, mas de forma mais personalizada, para uma melhoria de performance com mais velocidade e empatia, com maior foco para o suporte comercial (ajudar a vender mais e melhor) e de gestão (apoio na condução do negócio e análises financeiras, caixa e resultados).

Podemos citar, como exemplo, a força do ecommerce e das mídias sociais neste período, o crescimento das vendas online, por meio de novos canais de venda – cenários que exigem do Consultor de Campo & Negócios (agora mais de Negócios, menos de Campo), o desenvolvimento de novas habilidades, auxiliando os Franqueados no entendimento destes novos comportamentos dos consumidores, que, consequentemente, impactam nas vendas.

O “Novo Natural” trouxe mudanças significativas em todos os aspectos de nossa vida e também, no relacionamento de Franqueadores e Franqueados, gerando fortes impactos na missão do suporte e da Consultoria de Campo & Negócios. Definitivamente, ou você está conectado com o que vem, ou apegado com o que foi. Portanto, teremos enormes desafios e aprendizagens para a construção de um novo amanhã.

Adir Ribeiro