fbpx
encantar-o-cliente-para-se-diferenciar-da-concorrencia-tj

Encantar o Cliente Para Se Diferenciar da Concorrência

Nos dias de hoje acreditamos que todo Varejista deveria se perguntar: “O que justifica um cliente sair de casa e ir até um ponto de venda para adquirir um produto ou um serviço? ”. Em meio a este questionamento, uma certeza: as empresas que irão obter melhores resultados são aquelas que souberem identificar o que o cliente quer, como ele quer e quando quer, encantando-o com produtos, serviços e um atendimento que vá além das suas expectativas.

Produtos e serviços são cada vez mais semelhantes em tecnologia e preço. A atenção e o serviço prestado ao cliente passam a ser diferenciais cada vez mais valorizados. A Era da Tecnologia chegou para ficar e não há como lutar contra isso. Porém, ela afasta o ser humano. Hoje em dia podemos nos conectar com qualquer pessoa sem estar com ela. Isso provocou o início de uma outra era: a do Relacionamento. O ser humano está carente do contato com outras pessoas. Com isso, somos levados a uma reflexão: tão importante quanto O QUÊ se vende, é QUEM VENDE e COMO VENDE. Investir tempo no recrutamento, seleção e na capacitação das equipes se torna fundamental para o sucesso.

A Era da Tecnologia também faz com que os clientes estejam cada vez mais empoderados. O poder de barganha está cada vez mais em suas mãos. As empresas precisam se empenhar em ouvir o mercado continuamente, não só para suprir as necessidades de seus clientes, mas para também para surpreendê-los com uma atuação proativa, procurando satisfazê-los ao longo de todo o relacionamento. As empresas devem ainda estar focadas em buscar transformar seus clientes em seus fãs (vendedores). Um cliente “vende” uma marca se estiver encantado com seu atendimento, produtos e serviços.

O sucesso de vendas de uma empresa está intimamente ligado à sua imagem junto a seus clientes e ao mercado. Os líderes são responsáveis pela criação e disseminação dessa imagem. Os colaboradores têm de ter a consciência de que o sucesso depende de todos e também de cada um em particular. Sua postura perante os clientes é fundamental na composição dos fatores de satisfação desses mesmos clientes. A empresa que possuir um Método de Atendimento que possa guiar suas equipes de vendas, somado ao ato de receber bem, sendo hospitaleira, possui em suas mãos a receita de sucesso para o encantamento de seus clientes, proporcionado a estes uma excelente experiência junto à sua marca.

Boas Vendas!

Tonini Junior é Sócio-Diretor da Praxis Business