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Engajamento de Franqueados: Muito mais que Satisfação

Engajar a sua rede de Franqueados é um dos maiores desafios atuais das franqueadoras, independente do seu porte e momento da rede.

Você já parou para pensar: Quantos franqueados podem dizer que estão totalmente engajados com Franqueadora?

Qual o percentual de franqueados de uma mesma marca que possuem uma relação afetiva com a franqueadora?

Quantos estão totalmente comprometidos e entusiasmados com o negócio a ponto de buscar soluções, trazer ideias criativas e propor novas soluções?

É habitual classificarmos como “casamento” o acordo entre Franqueadora e Franqueados. Alinhamento de expectativas, confiança, comunicação e transparência são fatores essenciais para a força desse relacionamento, que envolve também muita dedicação, empenho, compromisso, energia e interação de ambas as partes.

E, curiosamente, como temos constatado nas mais diversas redes de franquias, e dos mais variados segmentos, há franqueados que obtêm um desempenho muitas vezes superior a outros franqueados em condições ambientais, geográficas e econômicas semelhantes. Por que isso ocorre?

Bem, também não é novidade que alguns são mais engajados que outros. A questão é: uma vez que a cultura organizacional (crenças, missão, visão, valores) esteja clara para todas as partes, já enraizada na rede, é tempo de a Franqueadora passar a utilizar mais Ferramentas de engajamento.

Chamamos de Engajamento o mais alto índice de comprometimento, de entusiasmo, de paixão pelo que se faz e se promove. Não depende só da Franqueadora e de suas lideranças, mas pode ser estimulado por esses. 

A Praxis Business vem estudando o assunto com muita profundidade, seja no Brasil ou no mercado internacional, mensurando expectativas, comprometimento, envolvimento, clareza do papel Franqueadora & Franqueados, propósito e valores em comum. 

Desenvolvemos uma Pesquisa que irá mensurar o nível de Engajamento de Franqueados de cada Rede no Brasil baseada em metodologia própria com identificação dos “drivers” de engajamento e dos possíveis motivos do não engajamento da Rede. Avaliamos todo o conjunto de comportamentos e posturas que acreditamos estar associado ao engajamento em maior ou menor grau. Assim será possível planejar ações específicas junto à franqueadora para promover ainda mais engajamento no negócio e trazer resultados expressivos a todos.

Acreditamos que as Franqueadoras podem obter grande vantagem competitiva em relação aos concorrentes se forem capazes de compreender em profundidade a relação entre engajamento e desempenho. Quando uma organização avança nesse fator, traz soluções satisfatórias para ajudar todo o grupo a alcançar seus objetivos e cumprir o seu propósito. O resultado é o sucesso mútuo de uma rede vencedora.

Adir Ribeiro é Presidente e Fundador da Praxis Business