fbpx
Importância da Capacitação nas Redes de Franquias

Mídias Sociais em Redes de Franquias: Autonomia ou Controle

Se você atua no Franchising, responda rápido: Você permite que seus Franqueados realizem a gestão da marca na internet?

Eles passam a criar e a administrar mídias sociais que levam o nome da empresa, interagem diretamente com os clientes, e falam pela marca.

Xiii. Já tá preocupado?

Olha só. Das redes participantes da nossa Pesquisa de Benchmark: Gestão de Redes de Franquias, 66,4% afirmaram que as unidades franqueadas são incentivadas a manterem e alimentarem suas próprias páginas e perfis locais nas mídias sociais. No ano anterior, 53,8% dos respondentes afirmaram adotar tal prática.

Os dados apontam para uma tendência que tenho observado nas redes de franquias, de menos controle na comunicação, mais contexto e autonomia para que os Franqueados interajam com os clientes, estreitando as relações, realizando ações locais, envolvendo mais os próprios funcionários das lojas (que também passam a ser importantes influenciadores na internet, divulgando a marca a sua própria maneira, com estilos cada vez mais originais).

Sim, existem riscos! Então, para reduzir os conflitos e possíveis “arranhões” na imagem da empresa, recomendo a entrega de um brandbook aos Franqueados, um tipo de manual com descrições sobre personalidade da marca, linguagem, tom de voz, identidade visual, identidade corporativa!

Hey! Esse manual não precisa ser impresso: alô, considere o playbook digital e o EAD! Tudo isso para garantir não só uma homogeneidade na comunicação, mas para favorecer a experiência do cliente.

Neste sentido, é importante aplicar também treinamentos estruturados de Marketing para Franqueados e suas equipes. Embora haja diferentes públicos e diversos canais, vale lembrar, a marca é uma só.

Marília Saveri, sócia-gestora de Marketing e EAD.