fbpx
Importância da Capacitação nas Redes de Franquias

PAPEL DAS PARTES NAS REDES DE FRANQUIAS

Este é um dos temas mais relevantes e prioritários para o Franchising e tem sido envolvido em diversos programas de capacitação ou realização de mais de 300 palestras em Convenções de Franqueados, visando trazer mais consciência e clareza sobre as responsabilidades de cada parte envolvida na construção de uma rede forte e saudável financeiramente.

Em nossos programas de Cultura de Franchising para equipes de Franqueadores (mais de 80 projetos com esse enfoque) também abrimos os módulos gerando mais alinhamento sobre essa perspectiva, pois a falta de clareza gera uma equipe mais sobrecarregada com ações que não necessariamente deveriam estar no rol de responsabilidades da Franqueadora.

Enfim, trata-se de uma definição conceitual que pode ajudar na construção de estratégias e táticas para melhorar o relacionamento com a rede de franqueados e suas equipes, gerando valor para todos os integrantes do sistema. No geral, não haverá menos trabalho para cada parte, o que se tem é uma definição e maior alinhamento de expectativas.

Apesar de o modelo de franquias no Brasil estar bem difundido, é impressionante a necessidade de sempre reforçarmos essa essência da clareza do papel de cada parte como forma de minimizar frustração por expectativas não atendidas. Talvez pelo fato de uma franquia ter a chance de alcançar mais sucesso, é comum percebermos um alto grau de dependência dos franqueados em relação aos seus franqueadores.

Não pretendemos em momento algum gerar culpados ou desentendimento com essa abordagem, mas estimular maior consciência sobre os 50% (cinquenta por cento) de cada parte, ou seja, metade do sucesso é responsabilidade da Franqueadora e a outra metade dos Franqueados.

Acreditamos no efeito da sinergia quando a soma dos 50% de cada parte pode gerar um resultado de 110, 120 ou até 130%, e não os 100% convencionais, devido aos esforços coordenados, clareza de atuação e protagonismo de cada parte.

Para ampliarmos essa visão e permitir mais alinhamento, construímos uma tabela que traz as principais responsabilidades de forma individual, sendo que esse material tem sido bastante usado inclusive em Manuais de Franqueados ou em apresentações da Franquia aos candidatos, para que os mesmos tenham mais consciência do que se pode esperar nessa relação Franqueado x Franqueador.

Acreditamos que essa é uma missão de todos os profissionais da empresa Franqueadora, sempre esclarecer esses papéis ou relembrá-los em todos os seus encontros de treinamentos, convenções, comitês e manuais, vídeos etc. Afinal, acreditamos na educação a partir da repetição e buscar esse alinhamento constante é responsabilidade da Franqueadora.

 

FRANQUEADOR

FRANQUEADO

Modela o negócio

Escolhe a Franquia

Organiza o conhecimento

Investe e reinveste no negócio

Estrutura os processos, indicadores, ferramentas e manuais (guias)

Estrturua e desenvolve a equipe da unidade

Seleciona o Franqueado

Opera e gerencia o negócio (sua rede de unidade)

Capacita a sua Rede

Proporciona excelência na experiência de consumo

Fornece suporte e orientações

Representa a marca

Transfere Know-how (como fazer) e know-why (porque saber)

Amplia a base de clientes encantados

Pensa e age no médio e longo prazo (3 a 5 anos)

Lidera, inspira e engaja sua equipe (cultura)

Lidera e inspira sua rede (Propósito, Diretrizes, Valores, etc)

Desenvolve sua capacidade de gestão empresarial

Estimula a transformação dos Franqueados em Empresários

Participa de maneira engajada com a Rede