fbpx
Voce-Sabe-Qual-Importancia-Mensurar-indice-Engajamento-Franqueados

Você Sabe Qual a Importância de Mensurar o Índice de Engajamento de Franqueados?

Que um maior nível de engajamento dos Franqueados pode levar a melhores resultados, isso o Franchising brasileiro parece já ter compreendido. O que muita gente ainda não sabe é como mensurar o “índice de engajamento” que pode levar à resolução de problemas em cada unidade e às ações efetivas para melhorar o desempenho.
Muitas Franqueadoras ainda desconhecem o nível de satisfação da Rede, conforme atesta ano a ano a Pesquisa de Benchmark da Praxis Business aplicada às maiores marcas brasileiras. Maior ainda é o desconhecimento dos “drivers de engajamento” e de metodologias que possam ser aplicadas. Essa constatação fez com que desenvolvêssemos uma tecnologia que oferecesse essa inteligência ao mercado.

A plataforma, inédita, calcula o IEF (Índice de Engajamento de Franqueados) e fornece os dados importantes para a tomada de decisões estratégicas. Isso porque não basta saber se os Franqueados estão ou não engajados, as questões centrais são mais amplas: Qual a relação entre faturamento da franquia e o nível de engajamento do franqueado? O que pode ser feito para melhorar o desempenho das unidades ? E finalmente: quais são os fatores que levam a melhorar o engajamento, especificamente, nessa rede de franquias?

Nossas pesquisas mais recentes e experiência com clientes têm nos permitido constatar, com dados, que o faturamento da franquia está mais associado ao índice de engajamento do franqueado do que com a sua maturidade no negócio.  Atestamos também que quando uma organização conhece o seu IEF, busca conhecer os meios de melhorar esse índice e, quando o plano de ação customizado é fielmente executado, é possível reduzir a quantidade de franqueados desengajados e multiplicar a quantidade de franqueados ativamente engajados.

Chegar a constatações como essa é possível porque a plataforma traz todo um detalhamento gráfico, analisando e comparando o comportamento do franqueado em relação a tempo de rede, faixas de faturamento, perfis, níveis de engajamento, entre outros fatores que estabelecemos. Com os dados em mãos e toda essa clusterização,  nossos consultores preparam uma análise aprofundada e um plano de ação customizado à rede, etapa por etapa, considerando as peculiaridades do público franqueado. Ou seja, transformam informação em conhecimento a ser compartilhado.

É por esses motivos que estamos orgulhosos com esse avanço tecnológico e de inteligência de mercado que nos permite contribuir para melhorar o relacionamento nas redes de franquias, alinhando objetivos, aumentando a satisfação, o engajamento, e também o nível de confiança na relação Franqueador-Franqueado, o que acaba por melhorar o comprometimento e, consequentemente, os resultados.

* O Programa de Engajamento de Franqueados  da Praxis Business inclui uma pesquisa de engajamento, uma pesquisa de satisfação, análise dos resultados, plano de ação e, no modelo comercial mais completo, também a entrega de workshops com gestores e palestras em convenções de franqueados. Se você tiver interesse em saber mais, você pode deixar seus comentários aqui ou contatar minha equipe por e-mail:comercial@praxisbusiness.com.br

Adir Ribeiro é presidente da Praxis Business