Blended Learning no treinamento de Franqueados

Não são poucas as redes de franquias que têm optado pela Universidade Corporativa com o intuito de compartilhar conhecimento, oferecer um treinamento contínuo e consistente, capacitar para a operação do negócio, para a excelência em vendas, desenvolver lideranças e obter vantagens competitivas. Os Franqueados e suas equipes, como gestores e vendedores, mantêm-se sempre aprendendo, com uma estrutura completa de aprendizagem e com foco em resultados.

O aprendizado constante contribui para o desenvolvimento de compet√™ncias e traz resultados aos neg√≥cios. Nesse ambiente, a Universidade Corporativa segue em alta, em especial, com o formato h√≠brido, com solu√ß√Ķes de aprendizagem que mesclam os encontros presenciais e o ensino a dist√Ęncia (o blended learning).

Este modelo de treinamento agrega o melhor dos dois mundos, como as atividades vivenciais dos treinamentos presenciais, ao mesmo tempo em que coloca o treinando (franqueados e equipes) como protagonista de sua aprendizagem, com leituras, acesso √†s videoaulas e materiais complementares para estudos. √Č interessante tamb√©m porque, como sabemos, as pessoas possuem diferentes perfis de aprendizagem, e esse modelo explora in√ļmeros recursos.

 

Conte√ļdos aplicados

 

Os treinamentos em redes de franquias visam capacitar os franqueados, antes de tudo, para os aspectos operacionais do neg√≥cio, a fim de que execute o modelo proposto pela Franqueadora e mantenha uma excelente experi√™ncia de marca. √Č preciso considerar que muitos desses franqueados n√£o t√™m conhecimento em gest√£o de neg√≥cios. Em alguns casos, desconhecem ferramentas de gest√£o financeira, ou desconhecem t√©cnicas de vendas, n√£o sabem selecionar pessoas adequadamente para trabalharem na franquia, ou como incentivar e engajar seus funcion√°rios.

Frente a essa realidade, as trilhas de conte√ļdos propostas para Franqueados, normalmente, incluem, ao menos, conhecimentos aprofundados sobre Gest√£o de Finan√ßas, Gest√£o de Pessoas e Gest√£o de Vendas. Mas a Universidade Corporativa pode ir al√©m, oferecendo tamb√©m a possibilidade de se capacitar nas √°reas de marketing, visual merchandising, empreendedorismo, lideran√ßa, negocia√ß√£o, em assuntos espec√≠ficos do segmento de atua√ß√£o da franquia, al√©m de favorecer oportunidades para compartilhar valores e fortalecer a cultura organizacional.

Os franqueados que j√° adquiriram maturidade nos processos podem ter necessidade de conte√ļdos diferentes e de n√≠veis mais avan√ßados para que se desenvolvam outras habilidades. Se, por um lado, j√° dominam as t√©cnicas de recrutamento e sele√ß√£o; por outro, necessitam de propostas novas de treinamento para atingir um alto n√≠vel de excel√™ncia e potencializar os resultados financeiros. Entre as alternativas propostas pela Franqueadora podem estar: Programas de Lideran√ßa, Comportamento Empreendedor, Engajamento e Motiva√ß√£o das Equipes, Comportamento de Compra, Tend√™ncias do Varejo, entre outras possibilidades de conte√ļdos customizados, de acordo com as necessidades da Rede. ¬†

 

Metodologia

 

Lidamos com um p√ļblico adulto, empreendedor, com um jeito pr√≥prio de aprender, de se atualizar e se envolver. Por essas raz√Ķes, os treinamentos presenciais devem considerar os jogos empresariais, simula√ß√Ķes de neg√≥cios, atividades l√ļdicas, vivenciais e experienciais, design thinking, estudos de caso, exerc√≠cios, entre outras propostas de atividades pr√°ticas que valorizem a criatividade e a constru√ß√£o coletiva no programa de treinamento de uma rede de franquias. Tudo isso de forma interativa, participativa e envolvente.

O modo de ensinar, de capacitar o franqueado, influencia tanto quanto o conte√ļdo. Para que a universidade corporativa esteja, de fato, centrada nas necessidades de aprendizagem do franqueado e equipes, em seus desafios no dia a dia do neg√≥cio, √© preciso considerar metodologias ativas de aprendizagem que envolvam esses profissionais, favorecendo seus potenciais e despertando para a necessidade de aprender e de se manter atualizado.

O design thinking, por exemplo, √© uma abordagem bastante utilizada pela Praxis Business porque estimula a resolu√ß√£o de problemas por meio de seu reenquadramento, por meio de uma atividade colaborativa. Sabemos que os franqueados aprendem rapidamente uns com os outros, com suas experi√™ncias, erros e acertos. Propiciar esse tipo de troca, de compartilhamento de informa√ß√Ķes e experi√™ncias, pode ser uma vantagem competitiva para as empresas. Confronta pontos de vista, permite avaliar problemas por meio de diversos √Ęngulos e opini√Ķes distintas, libera a energia criativa dos franqueados e amplia o senso de pertencimento.

As atividades vivenciais, os treinamentos experienciais, os jogos tem√°ticos e l√ļdicos tamb√©m podem ser excelentes alternativas para inspirar para a a√ß√£o, envolver e fortalecer o sentimento de time. As din√Ęmicas propostas propiciam aprendizagem efetiva para desenvolver habilidades, propiciar reflex√Ķes sobre o trabalho em equipe, incentivar comportamentos, levar os participantes √†s situa√ß√Ķes reais do cotidiano, internalizando conceitos e significados.

Ao mesclar v√°rias possibilidades de atividades presenciais da Universidade Corporativa presencial com o Ensino a Dist√Ęncia, a Franqueadora favorece a capacita√ß√£o cont√≠nua, juntamente com uma gama de alternativas para o autodesenvolvimento profissional. Os participantes continuar√£o se atualizando, dentro do seu pr√≥prio tempo, ritmo e regi√£o geogr√°fica, aliando teoria e pr√°tica. Os custos com viagens diminuem e, tanto no presencial quanto no formato a dist√Ęncia, os participantes percebem que mesmo os conte√ļdos mais complexos podem ser abordados de modo envolvente e at√© divertido.