Não são poucas as redes de franquias que têm optado pela Universidade Corporativa com o intuito de compartilhar conhecimento, oferecer um treinamento contínuo e consistente, capacitar para a operação do negócio, para a excelência em vendas, desenvolver lideranças e obter vantagens competitivas. Os Franqueados e suas equipes, como gestores e vendedores, mantêm-se sempre aprendendo, com uma estrutura completa de aprendizagem e com foco em resultados.

O aprendizado constante contribui para o desenvolvimento de competências e traz resultados aos negócios. Nesse ambiente, a Universidade Corporativa segue em alta, em especial, com o formato híbrido, com soluções de aprendizagem que mesclam os encontros presenciais e o ensino a distância (o blended learning).

Este modelo de treinamento agrega o melhor dos dois mundos, como as atividades vivenciais dos treinamentos presenciais, ao mesmo tempo em que coloca o treinando (franqueados e equipes) como protagonista de sua aprendizagem, com leituras, acesso às videoaulas e materiais complementares para estudos. É interessante também porque, como sabemos, as pessoas possuem diferentes perfis de aprendizagem, e esse modelo explora inúmeros recursos.

 

Conteúdos aplicados

 

Os treinamentos em redes de franquias visam capacitar os franqueados, antes de tudo, para os aspectos operacionais do negócio, a fim de que execute o modelo proposto pela Franqueadora e mantenha uma excelente experiência de marca. É preciso considerar que muitos desses franqueados não têm conhecimento em gestão de negócios. Em alguns casos, desconhecem ferramentas de gestão financeira, ou desconhecem técnicas de vendas, não sabem selecionar pessoas adequadamente para trabalharem na franquia, ou como incentivar e engajar seus funcionários.

Frente a essa realidade, as trilhas de conteúdos propostas para Franqueados, normalmente, incluem, ao menos, conhecimentos aprofundados sobre Gestão de Finanças, Gestão de Pessoas e Gestão de Vendas. Mas a Universidade Corporativa pode ir além, oferecendo também a possibilidade de se capacitar nas áreas de marketing, visual merchandising, empreendedorismo, liderança, negociação, em assuntos específicos do segmento de atuação da franquia, além de favorecer oportunidades para compartilhar valores e fortalecer a cultura organizacional.

Os franqueados que já adquiriram maturidade nos processos podem ter necessidade de conteúdos diferentes e de níveis mais avançados para que se desenvolvam outras habilidades. Se, por um lado, já dominam as técnicas de recrutamento e seleção; por outro, necessitam de propostas novas de treinamento para atingir um alto nível de excelência e potencializar os resultados financeiros. Entre as alternativas propostas pela Franqueadora podem estar: Programas de Liderança, Comportamento Empreendedor, Engajamento e Motivação das Equipes, Comportamento de Compra, Tendências do Varejo, entre outras possibilidades de conteúdos customizados, de acordo com as necessidades da Rede.  

 

Metodologia

 

Lidamos com um público adulto, empreendedor, com um jeito próprio de aprender, de se atualizar e se envolver. Por essas razões, os treinamentos presenciais devem considerar os jogos empresariais, simulações de negócios, atividades lúdicas, vivenciais e experienciais, design thinking, estudos de caso, exercícios, entre outras propostas de atividades práticas que valorizem a criatividade e a construção coletiva no programa de treinamento de uma rede de franquias. Tudo isso de forma interativa, participativa e envolvente.

O modo de ensinar, de capacitar o franqueado, influencia tanto quanto o conteúdo. Para que a universidade corporativa esteja, de fato, centrada nas necessidades de aprendizagem do franqueado e equipes, em seus desafios no dia a dia do negócio, é preciso considerar metodologias ativas de aprendizagem que envolvam esses profissionais, favorecendo seus potenciais e despertando para a necessidade de aprender e de se manter atualizado.

O design thinking, por exemplo, é uma abordagem bastante utilizada pela Praxis Business porque estimula a resolução de problemas por meio de seu reenquadramento, por meio de uma atividade colaborativa. Sabemos que os franqueados aprendem rapidamente uns com os outros, com suas experiências, erros e acertos. Propiciar esse tipo de troca, de compartilhamento de informações e experiências, pode ser uma vantagem competitiva para as empresas. Confronta pontos de vista, permite avaliar problemas por meio de diversos ângulos e opiniões distintas, libera a energia criativa dos franqueados e amplia o senso de pertencimento.

As atividades vivenciais, os treinamentos experienciais, os jogos temáticos e lúdicos também podem ser excelentes alternativas para inspirar para a ação, envolver e fortalecer o sentimento de time. As dinâmicas propostas propiciam aprendizagem efetiva para desenvolver habilidades, propiciar reflexões sobre o trabalho em equipe, incentivar comportamentos, levar os participantes às situações reais do cotidiano, internalizando conceitos e significados.

Ao mesclar várias possibilidades de atividades presenciais da Universidade Corporativa presencial com o Ensino a Distância, a Franqueadora favorece a capacitação contínua, juntamente com uma gama de alternativas para o autodesenvolvimento profissional. Os participantes continuarão se atualizando, dentro do seu próprio tempo, ritmo e região geográfica, aliando teoria e prática. Os custos com viagens diminuem e, tanto no presencial quanto no formato a distância, os participantes percebem que mesmo os conteúdos mais complexos podem ser abordados de modo envolvente e até divertido.

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