Coordenar esforços para atingir uma meta comum. A gestão do marketing da rede implica planejar, coordenar projetos, unificar o discurso, desenvolver ações para um melhor relacionamento com todos os públicos, sejam eles Franqueados, sejam eles clientes da marca.

É papel da Franqueadora difundir a identidade corporativa aos públicos internos e externos. Quem adquire um contrato de franquia precisa saber a razão pela qual essa marca existe, qual é o seu propósito, a sua missão, as suas crenças, seus objetivos. Em paralelo, também o cliente precisa conhecer os atributos da marca. São mensagens que merecem ser propagadas. Franqueados, Franqueadores, funcionários da franquia vão ajudando a construir e compartilhar os significados, consolidando a identidade corporativa – aquilo que a empresa é – e a imagem corporativa – a maneira como ela é percebida. 

Neste sentido, a equipe de marketing da Franqueadora tem o desafio de gerir a marca em diversos meios, de compartilhar suas convicções filosóficas, por exemplo, via convenção de franqueados, via assessoria de imprensa, mídias digitais, propaganda, feiras e eventos.

A Franqueadora precisa conceituar cada campanha de propaganda proposta para a rede, justificar os investimentos realizados, capacitar os Franqueados também no que tange ao marketing. Vale dizer, ainda, que criar campanhas publicitárias surpreendentes pode ser insuficiente se o franqueado não estiver engajado com as ações propostas pela Franqueadora. É preciso envolvê-lo e explicar os porquês, as vantagens, os significados das campanhas e quais os resultados esperados. Além disso, vale fornecer toda orientação e informações necessárias para alinhar as estratégias das campanhas nacionais às ações locais no PDV.

Quando o assunto é estratégia de preço dos produtos, a Franqueadora deve considerar a prática de preços diferenciados de acordo com as características regionais e análise da concorrência. Para tanto, é preciso criar um canal de escuta com os franqueados, envolvê-los nesse diálogo, e ter um canal aberto de interlocução que permita a realização de algumas adaptações na estratégia, se necessário. No que diz respeito aos produtos, é preciso compartilhar informações e treinar Franqueados e equipes para que conheçam os benefícios do produto que é oferecido ao cliente, mencionando suas vantagens.

Já o franqueado tem o papel de maximizar as vendas no mercado local, lembrando sempre que a Franqueadora conta com ele na disseminação dos valores da organização, na entrega de qualidade dos produtos ou serviços e no bom atendimento aos clientes, que refletem na imagem organizacional. É função do franqueado coordenar equipes e motivar os funcionários.

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