Marketing de Rede de Franquias

Coordenar esfor√ßos para atingir uma meta comum. A gest√£o do marketing da rede implica planejar, coordenar projetos, unificar o discurso, desenvolver a√ß√Ķes para um melhor relacionamento com todos os p√ļblicos, sejam eles Franqueados, sejam eles clientes da marca.

√Č papel da Franqueadora difundir a identidade corporativa aos p√ļblicos internos e externos. Quem adquire um contrato de franquia precisa saber a raz√£o pela qual essa marca existe, qual √© o seu prop√≥sito, a sua miss√£o, as suas cren√ßas, seus objetivos. Em paralelo, tamb√©m o cliente precisa conhecer os atributos da marca. S√£o mensagens que merecem ser propagadas. Franqueados, Franqueadores, funcion√°rios da franquia v√£o ajudando a construir e compartilhar os significados, consolidando a identidade corporativa ‚Äď aquilo que a empresa √© ‚Äď e a imagem corporativa ‚Äď a maneira como ela √© percebida.¬†

Neste sentido, a equipe de marketing da Franqueadora tem o desafio de gerir a marca em diversos meios, de compartilhar suas convic√ß√Ķes filos√≥ficas, por exemplo, via conven√ß√£o de franqueados, via assessoria de imprensa, m√≠dias digitais, propaganda, feiras e eventos.

A Franqueadora precisa conceituar cada campanha de propaganda proposta para a rede, justificar os investimentos realizados, capacitar os Franqueados tamb√©m no que tange ao marketing. Vale dizer, ainda, que criar campanhas publicit√°rias surpreendentes pode ser insuficiente se o franqueado n√£o estiver engajado com as a√ß√Ķes propostas pela Franqueadora. √Č preciso envolv√™-lo e explicar os porqu√™s, as vantagens, os significados das campanhas e quais os resultados esperados. Al√©m disso, vale fornecer toda orienta√ß√£o e informa√ß√Ķes necess√°rias para alinhar as estrat√©gias das campanhas nacionais √†s a√ß√Ķes locais no PDV.

Quando o assunto √© estrat√©gia de pre√ßo dos produtos, a Franqueadora deve considerar a pr√°tica de pre√ßos diferenciados de acordo com as caracter√≠sticas regionais e an√°lise da concorr√™ncia. Para tanto, √© preciso criar um canal de escuta com os franqueados, envolv√™-los nesse di√°logo, e ter um canal aberto de interlocu√ß√£o que permita a realiza√ß√£o de algumas adapta√ß√Ķes na estrat√©gia, se necess√°rio. No que diz respeito aos produtos, √© preciso compartilhar informa√ß√Ķes e treinar Franqueados e equipes para que conhe√ßam os benef√≠cios do produto que √© oferecido ao cliente, mencionando suas vantagens.

J√° o franqueado tem o papel de maximizar as vendas no mercado local, lembrando sempre que a Franqueadora conta com ele na dissemina√ß√£o dos valores da organiza√ß√£o, na entrega de qualidade dos produtos ou servi√ßos e no bom atendimento aos clientes, que refletem na imagem organizacional.¬†√Č fun√ß√£o do franqueado coordenar equipes e motivar os funcion√°rios.