Marketing Local para Franqueados

Partimos do pensamento que consumir é escolher, e entre as alternativas oferecidas pelo mercado, sempre vamos optar por aquela que nos parece mais apropriada para suprir uma necessidade, um desejo, uma expectativa. Neste sentido, o marketing favorece o processo de troca e a construção de relacionamentos ao identificar essas necessidades e desenvolver produtos e serviços para supri-las, além de estabelecer um preço e disponibilizar ao mercado, por meio de um canal de distribuição, como forma de despertar interesse do consumidor.

Nas redes de franquias, as fun√ß√Ķes e responsabilidades de marketing s√£o compartilhadas entre o Franqueador e o Franqueado. √Č responsabilidade da Franqueadora pensar ‚Äúmacro‚ÄĚ, de maneira estrat√©gica, olhando para o posicionamento da marca, a gest√£o da marca, aprofundando conhecimentos sobre comportamento de compra do p√ļblico, investindo em campanhas que favore√ßam toda a rede.

Compete ao franqueado executar a√ß√Ķes de ‚Äúmicromarketing‚ÄĚ, isto √©, realizar as divulga√ß√Ķes locais. Alguns exemplos: a√ß√Ķes no ponto de venda, no shopping center, eventos locais direcionados aos clientes da franquia, parcerias com estabelecimentos locais, a√ß√Ķes com blogueiras e influencers regionais, veicula√ß√£o em m√≠dias gratuitas e pagas, em shoppings, r√°dios, jornais locais, a√ß√Ķes de relacionamento direcionadas a clientes vips, envio de brindes, por exemplo.

O papel de cada parte, tamb√©m no que diz respeito ao marketing, precisa estar bastante claro. Um dos principais atritos que pode ocorrer √© quando o franqueado contribui com o Fundo de Marketing e n√£o v√™ valor ou retorno diante das a√ß√Ķes de marketing propostas pela Franqueadora, quando ele n√£o se sente beneficiado pelos investimentos realizados com a propaganda de √Ęmbito nacional. Para reduzir os conflitos, √© preciso, antes de tudo, privilegiar uma comunica√ß√£o interna que deixe clara a finalidade do Fundo de Marketing, como: mais visibilidade da marca; prospec√ß√£o de clientes e fidelidade dos clientes; mais for√ßa na divulga√ß√£o direcionada a trazer resultados para toda a rede.

Das redes de franquias participantes da nossa Pesquisa de Benchmark (2019), uma parcela de 15,1% alegou que recursos do Fundo de Marketing podem ser utilizados para ajudar a cobrir a√ß√Ķes locais de franqueados.

 

Responsabilidades do franqueado:

 

  • Realizar os investimentos locais, conforme proje√ß√£o financeira previamente estabelecida pela Franqueadora;
  • Desenvolver planejamento anual de a√ß√Ķes de marketing local (com base no planejamento estrat√©gico de marketing da rede);
  • Realizar pesquisas locais (comportamento de compra, m√≠dias, an√°lise da concorr√™ncia);
  • Definir ve√≠culos de comunica√ß√£o para m√≠dia paga e periodicidade;
  • Zelar pela padroniza√ß√£o da marca e da linguagem;
  • Solicitar as pe√ßas gr√°ficas de divulga√ß√£o da marca para veicular em seu territ√≥rio;
  • Seguir os padr√Ķes da marca, acompanhar todas as informa√ß√Ķes de comunica√ß√£o e aplicar no PDV;
  • Zelar pela qualidade dos servi√ßos e executar as a√ß√Ķes de marketing, conforme o calend√°rio oficial.
  • Cumprir com a sua participa√ß√£o no Fundo de Marketing.