Os caminhos da Aprendizagem Digital no Franchising & Varejo

Sempre tive para mim que educação é lugar de transformação.

Não como um discurso bonito, mas, questão prática, bem concreta mesmo. A oportunidade de aprender e de me desenvolver, não só em aspectos técnicos, mas, também, comportamentais, foi revolucionário em minha vida. Foi assim comigo, e provavelmente com você também.

No momento, o Franchising lida com problemas novos e complexos. Há um mercado em transformação acelerada e somos pressionados por reinvenção. Imagina o que acontece se desviarmos nosso olhar do capital humano só por um momento?

Pode ser que você esteja se perguntando, então, sobre como preparar Franqueados, lojistas e times de vendas para essa nova realidade, de retomada. Afinal, não tem outro jeito. A reinvenção dos negócios requer desenvolvimento humano. Não é momento de dar uma pausa no que se refere à capacitação dos empreendedores e de toda a força de vendas. E sendo assim, por quais caminhos seguir?

Durante a quarentena, n√≥s da Praxis Business desbravamos novas solu√ß√Ķes de aprendizagem digital, enriquecendo nosso portf√≥lio de solu√ß√Ķes para o Franchising. E hoje compartilho com voc√™ 4 pr√°ticas para te ajudar a obter mais resultados em vendas por meio de treinamentos online em redes de franquias. Vamos a elas:

| Conte√ļdos Pr√°ticos, R√°pidos e Did√°ticos

Os empreendedores s√£o criaturas pr√°ticas. ‚ÄúSem tempo, irm√£o‚ÄĚ. Quer ensinar algo novo? V√° direto ao ponto. Conte a ele o ‚Äúpasso a passo‚ÄĚ. Voc√™ trabalha com 7 etapas da Venda? Compartilhe mais ensinamentos sobre isso, etapa por etapa. Ao final do treinamento, n√£o se esque√ßa: fa√ßa uma recapitula√ß√£o. Quais s√£o mesmo as 7 etapas? Traga um resumo concreto, com aquela chamada para a√ß√£o: o que o franqueado tem de fazer depois que terminar essa atividade?

Quando estou produzindo videoaulas para redes de franquias, aqui com o time da Praxis Business, nunca perdemos de vista que os empreendedores precisam saber exatamente como colocar esses novos conhecimentos em Pr√°tica! E com certa agilidade. Ent√£o, optamos pela metodologia conhecida como Microlearning. S√£o ‚Äúp√≠lulas de conhecimento‚ÄĚ. V√≠deos curtos, de 5 a 6 minutos, linguagem direta. Conte√ļdo desenvolvido por especialistas em vendas, gravado em est√ļdio, com apresentadores profissionais.

N√≥s falamos com adultos! √Č preciso escolher a linguagem adequada ao perfil do p√ļblico.

| Jornada Personalizada

Em uma rede de franquias, lidamos com diferentes perfis de franqueados. No que diz respeito ao conhecimento de gestão, alguns chegam bem mais preparados do que outros, não é assim? Alguns já dominam as finanças, outros são experientes em Vendas. Todo mundo sabe alguma coisa, é verdade, e precisa se aprimorar em outra.

Permita que o empreendedor escolha, então, as competências que fazem mais sentido para ele. Personalize.

O participante dos treinamentos digitais tende a eleger aquilo que conversa com a necessidade dele.

A jornada começa pelo desenho da arquitetura de aprendizagem, considerando as necessidades de formação do participante e os melhores formatos de treinamento para ele.

| Blended Learning

A combina√ß√£o de pr√°ticas do treinamento presencial com o ensino a dist√Ęncia (EAD) deve permanecer. Estar presente, estar junto, tem uma for√ßa imbat√≠vel. Construir junto. Cocriar.

Ao mesmo tempo, para que o conhecimento não se perca dias após o evento presencial, precisamos de iniciativas que sejam capazes de dar sustentação aos aprendizados.

Cessado o entusiasmo da presença, começa o esmorecimento do efeito.

O EAD, ao longo do ano, vai refor√ßando o que foi discutido, vai instrumentalizando as equipes para colocar o Plano de A√ß√£o em pr√°tica. Traz oportunidade de revisitar alguns conceitos, de praticar outros, de aprender coisa nova. O presencial valida a import√Ęncia do ensino a distancia e aumenta o n√≠vel de engajamento das equipes com a plataforma LMS. E o EAD contribui para que o treinamento aplicado presencialmente seja efetivo e traga os resultados esperados, enriquecendo toda a experi√™ncia, por um tempo maior.

| Inovação e criatividade nos formatos de treinamento

Esque√ßa o que aprendeu sobre EAD, e possivelmente tudo aquilo que voc√™ aprendeu a rejeitar no EAD. Experimente entregar conte√ļdo relevante em um formato atrativo aos participantes.

Games, podcasts, videoaulas, workshops online, talk shows, infográficos, drops (já ouviu falar?). São muitas as possibilidades interessantes e interativas para você experimentar.

Que tal promover um campeonato entre os Franqueados?

O cen√°rio econ√īmico muda, os neg√≥cios est√£o se reinventando, e a √ļnica maneira de garantir a sobreviv√™ncia deles √© se desenvolvendo junto. √Č crescer junto!

Faço a você esse convite. Vivencie essa experiência da Aprendizagem Digital na sua Rede! Na Praxis Business, ampliamos nosso portfólio e estamos prontos pra apoiá-lo nessa jornada.