A formatação de franquias é um processo de estruturação de um negócio que deseja crescer de forma organizada e expandir suas operações. É a preparação da empresa para entrar no sistema de Franchising na posição de Franqueadora. Esse processo se desdobra em um projeto, com determinadas etapas a serem cumpridas, envolvendo estudos, diagnósticos, pesquisas e planos, com vistas a estruturar todas as áreas da empresa, em preparação para o franqueamento do negócio.

A transformação de um negócio em franquia requer análise de mercado, análise financeira e de viabilidade econômica, preparação da documentação legal para a venda e concessão de franquias, estruturação de um processo de expansão, metodologias instrucionais que visam à transferência de know how, ferramentas para que a gestão do capital humano seja desde o início facilitada e conflitos sejam minimizados. A falha de qualquer destes parâmetros pode comprometer a viabilidade do negócio, frustrando o Franqueador e acarretando ônus aos franqueados.

Na Praxis Business, o projeto de formatação de franquias é conduzido e desenvolvido pelos próprios sócios (donos) da Praxis Business, com muito conhecimento de mercado, senioridade de vários projetos de alta complexidade e de diferentes segmentos, o que agrega alto valor em cada entrega realizada, fazendo com que haja uma verdadeira empatia nas análises, percepções e sentimentos junto aos empresários, futuros franqueadores, e seus times.

ANALISE DE VIABILIDADE DO NEGÓCIO

Nesta primeira etapa de trabalho, nossos sócios especialistas em Franchising avaliam os caminhos de expansão para a empresa, se é por meio do franqueamento do negócio, ou não, e avaliam seus diferenciais, posicionamento de mercado, concorrência, público, estrutura da unidade piloto, bem como: eventuais ajustes no modelo atual de negócios, volume de investimento necessário, práticas comerciais a serem adotadas, estrutura de gestão de operações da Franqueadora, entre outros fatores.

DIRETRIZES PARA A EXPANSÃO E GESTÃO DA REDE

Apresentamos a estratégia mais adequada de acesso ao mercado. Projetando os próximos anos de atuação da empresa, entregamos o detalhamento do potencial de expansão e o próprio Plano de Expansão, a fim que o negócio cresça de modo consistente.

Orientamos a empresa sobre a estrutura a ser formada internamente para a expansão da rede, a implantação das unidades e o futuro suporte aos franqueados. O cliente recebe as orientações sobre o crescimento gradual de seu time, bem como sobre os processos de seleção de franqueados, o fluxo de atendimento aos candidatos, o perfil do franqueado e como avaliá-lo, culminando na venda da franquia. Recebe ainda diretrizes quanto às políticas territorial e comercial e sobre como estruturar seu processo de consultoria de campo/negócios para apoiar os franqueados. 

ESTRUTURAÇÃO DOS PROCESSOS

Na terceira etapa, vamos estruturar aquilo que é a base para a transferência do know-how da rede: os processos de implantação, operação e gestão do negócio a ser replicado. Trata-se dos Manuais da Franquia.

Nossa metodologia de trabalho garante otimização dos mesmos: nós definimos a replicabilidade dos processos importantes e regras de negócios para maior alinhamento da rede futura e desenvolvemos os Manuais da unidade franqueada, tais como: manual de implantação da unidade, de gestão de pessoas, de operações, de atendimento e vendas, de marketing, de gestão da unidade, entre outros.

DOCUMENTOS JURÍDICOS

Uma vez aprovado o modelo de negócio a ser franqueado, faz-se necessária a estruturação dos documentos jurídicos, como a COF (Circular de Oferta de Franquia), as Minutas do Pré-contrato e do Contrato de Franquia, de acordo com a Nova Lei de Franquias, e alinhados às definições do negócio. Ou seja, realizada toda a análise do negócio, e definidas as estratégias, os documentos jurídicos espelham as decisões tomadas.

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