Pesquisa apresenta perspectivas para o setor neste ano, como a busca por soluções ecológicas, equilíbrio entre homem e máquina e valorização do “aqui e agora” 

Comportamentos e motivações que vão direcionar os hábitos de compra em 2023. É isso que traz a pesquisa da Euromonitor, apresentada por Michelle Evans, líder global de varejo e insights sobre consumidor digital global do instituto de pesquisa. Na palestra durante a NRF 2023, ela apresentou algumas tendências. Evans comentou que em 2023 a população global é de 8 bilhões de pessoas, sendo que 62% usam a internet e a previsão é de 10,2 trilhões de gastos on-line com bens e serviços em tempo real. 

Confira abaixo, cinco tendências principais. 

 

“Automação autêntica”

Aqui, a autenticidade traz forte conexão emocional. É fazer o equilíbrio entre o ser humano e o digital, procurar oferecer uma tecnologia ou processos operacionais que façam sentido para o cliente. Um exemplo é a “robô manicure”, que a Target já apresenta em suas lojas nos EUA. 

 

Geração de valor 

Representa os chamados budgeteers, nome dado para a tendência que olha a “geração de valor” como fator principal no momento de compra. Há tanta inflação, crise e desemprego, que as pessoas estão dando uma consciência nova para a relação entre preço e valor. E não é só a geração “Z” (1995 a 2010), mas outras gerações, como a baby boomers (nascidos entre as décadas de 1940 e 1960), “X” (nascidos entre os anos 1960 e o início da década de 1980), “Y” ou millenials (década de 1980 a 1995) e alpha (nascidos a partir de 2010).

 

Eco-econômica 

Tendência de buscar soluções ecológicas para diminuir os gastos e desperdícios Como mercearias que oferecem legumes ou vegetais com “defeitos”, formatos fora do padrão. Outro exemplo é da proposta da loja da Nike, em Londres. Em setembro de 2022, era possível levar um tênis usado até a loja e eles pintavam, faziam uma customização do calçado.  

 

“Aqui e agora”

A questão da conexão, de estar presente em lugares com outras pessoas ganhou novo significado após o isolamento imposto pela pandemia da Covid-19. Mesmo com acesso a novas tecnologias e possibilidade de fazer reuniões on-line, as pessoas querem estar presentes em um mesmo espaço, viver o “aqui e agora” e intensamente (carpe diem). Como varejista, é preciso se perguntar: como fazer parte dessa nova experiência que busca o consumidor? 

 

Jovens e disruptivos 

Um quarto da população já é formada pela geração “Z”, conforme pesquisa da Euromonitor. São pessoas que já nasceram em um mundo com mídias sociais, que não só consomem, como produzem informações (prosumers – produtores e consumidores) e que estão cobrando uma postura das empresas. Se elas não estiverem alinhadas com as suas crenças e princípios, eles simplesmente vão abandonar o consumo. Ou seja: estamos em uma era mais consciente, mais cuidadosa, com mindset (pensamento) do viver o “aqui o agora” e interações autênticas e somente organizações alinhadas com esses princípios vão sobreviver.

 

Fonte: “Tendências globais de consumo para varejistas em 2023” – Palestrante: Michelle Evans, líder global de varejo e insights sobre consumidor digital global do instituto de pesquisa Euromonitor. Data e local: 17/1 – Javits North Level 4, Room 404, Twilio Stage – Conteúdo produzido pela Praxis Business.

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