Diante dos novos modelos de negócios no varejo é preciso reinventar a maneira de recrutar e treinar, transformando os colaboradores em construtores de relacionamentos e embaixadores da marca.

Na palestra “A grande remodelagem: construir e manter uma força de trabalho dinâmica na linha de frente”, realizada na NRF 2023, com Jéssica Cloutier (Nordstrom Inc.), Marie Ford (CVS Health), Reece G. Roberson (Lowe’s Companies, Inc) e mediada por Ron Thurston (Retail in America), foram apresentados alguns caminhos adotados por importantes varejistas para construir e manter uma força de trabalho dinâmica na linha de frente. 

  • Promover o engajamento das pessoas por meio da pirâmide invertida: primeiro as equipes, e depois o cliente, pois para ter cliente feliz é preciso ter equipe feliz. 
  • Entender bem os clientes para saber como servi-los e como engajá-los. 
  • Aliar tecnologia e humanização para facilitar a seleção de pessoal. Exemplo disso são os robôs que ajudam no processo de recrutamento e seleção, apoiando na primeira triagem, com perguntas básicas, e na segunda fase o recrutador dedica tempo para entender o lado humano das pessoas. 
  • Construir sucesso de forma conjunta: em uma empresa não existe êxito individual, ele é conquistado com o esforço de uma equipe que atua unida. 
  • Deixar a equipe ciente da vulnerabilidade da liderança: um líder não tem a resposta para tudo. A vulnerabilidade promove engajamento. 
  • Criar grupos de trabalho abertos diversos (de ginástica, de elevação da mulher, sustentabilidade etc), para engajar e integrar a equipe. 
  • Trabalhar na reinvenção das carreiras – tanto nas novas, para encaixar as novas gerações, quanto nas existentes, que estão sendo readequadas e reinventadas. 
  • Duplicar o tempo de treinamento/capacitação inicial para novos colaboradores, de forma a transmitir a cultura e os valores da empresa e engajar.  

Fonte: Conferência “A grande remodelagem: construir e manter uma força de trabalho dinâmica na linha de frente”, realizada na NRF 2023, com Jéssica Cloutier (Nordstrom Inc.), Marie Ford (CVS Health), Reece G. Roberson (Lowe’s Companies, Inc) e mediada por Ron Thurston (Retail in America). 

logo

Praxis Business - Todos os direitos reservados © 2023