Abrace novos Modelos de Negócio
Por Adir Ribeiro | CEO & Fundador da Praxis Business Estou cada vez mais convencido...
O varejo se move para estar mais próximo das pessoas, esse é o grande ensinamento que tivemos em Nova York (equipe Praxis Business na NRF 2022). Da cultura de produção passamos a uma cultura da inspiração e da motivação de pessoas. Inovação, parceria, qualidade de vida, vida essa facilitada pela tecnologia. Uma pandemia, uma crise humanitária, tem nos ensinado que precisamos atravessar juntos o mar revolto, de braços dados. E o varejo está mudando para atender às vozes das pessoas das quais o negócio depende. A hora é da possibilidade de escolha, de ter voz. O consumidor exige essa voz ampliada e o colaborador é ouvido sobre como pode e quer ajudar o negócio a crescer. Escolha e voz são elementos presentes na atração e retenção de talentos, pois a rotatividade custa caro. Isso é negócio.
Estas não são falas só nossas, elas partiram de depoimentos de dezenas de marcas que estão crescendo porque cumprem uma agenda de qualidade no varejo. Nós, da Praxis Business, claro, endossamos este discurso de trabalhar sempre pelo ideal.
Liderança
O papel da liderança é engajar o time e ajudar a criar oportunidades para todos crescerem, pessoas e empresas. As novas gerações, onde Millennials (ou geração Y, nascida após os anos 80) dominam o ambiente de trabalho, querem inclusão, querem ouvir e dar opinião, e a voz tem valor. Para ser um líder é preciso ensinar as pessoas a inovarem e, consequentemente, falharem. E tolerar o erro é preciso, porque alguém deu um passo arriscado. Líderes que inspiram e acolhem muito bem as equipes estão conseguindo manter times engajados. É tempo de empregar a liderança intencional, de tratar de temas que antes não tratávamos. Usar de confiança, já que todos estamos em um território desconhecido. Líderes não podem fazer isso sozinhos, eles precisam da experiência de outras pessoas.
Parceria
A metáfora do novo varejo seria o andar juntos de mãos dadas. Para juntar o digital com o físico, para levar o cliente para um local de conforto, para se tornar a primeira escolha dele. A comunidade é uma grande força: ela não é só local, mas também mundial, e conta com ferramentas poderosas, como as mídias sociais. Como você se insere na comunidade?
Universo Digital
Inteligência artificial nos ajuda a escolher produtos, a melhorar a experiência do cliente. E o uso de dados é o caminho para nos dizer onde está a demanda. E com a maioria das compras sendo feita pelos celulares daqui pra frente, não dá pra pensar uma estratégia de varejo sem o universo mobile.
Inclusão
Pensar a inclusão já se tornou um mantra da diversidade, mas há outras formas de incluir, como, pensar a precificação – sim, há marcas que preferem baixar preço para fidelizar e atrair novos consumidores e ampliarem seu espaço de atuação no mundo.
Valores
2022 é o ano da volta à base, da reavaliação de valores, do que importa na vida. Um elemento chave é a transparência, que ajuda as pessoas a confiarem nos líderes, os grandes disseminadores de valores. Ter a pessoa correta, no momento correto, no local correto, vale ouro. Crie líderes e diversidade, pois ter uma mesa homogênea na tomada de decisões não é bom. Ter várias ideias para chegar àquela inovadora, perspectivas distintas, experiência (experiência vem de pessoas) é o caminho e esse é o universo dos Millennials e Z, um mundo onde há mulheres e pessoas negras na liderança. E isso é excelência agora.
Outro valor é a exclusividade: pedir para que as pessoas digam o que pensam. O que mantém as pessoas conectadas é a coragem. O líder precisa dizer: eu vejo você, eu enxergo você. Chamar as pessoas pelo nome. Todo mundo gosta de ser ouvido: eu ouço você. Isso fortalece a confiança. Conexão, enfim, é o valor maior, e ela se dá com confiança e senso de cuidado, ouvindo as muitas vozes.
Desejos dos consumidores
O que deseja o meu cliente? Ele indica sonhos e o negócio realiza.
Daqui em diante, muitas pessoas vão preferir comprar pelo e-commerce. E se a compra for física, elas podem optar por fazer isso de forma local. O poder da vizinhança cresce, e é preciso atender essa comunidade. Um grande percentual de pessoas deseja consumir de marcas locais e também querem que as lojas ofereçam serviços em suas casas. Em 2022, indicam as pesquisas, muitos querem mudar o armário, um cenário positivo para a moda. A ordem será aliar conforto e elegância. Como em todo o varejo, os produtos e serviços têm compromisso em criar mais conexão humana, mais alegria. Sobre a cadeia logística, os consumidores querem eficiência, processo otimizado e sustentabilidade. Logo, o futuro da cadeia logística é resiliência, sustentabilidade e eficiência.
Qualidade de vida
A visão é dar uma vida melhor para as pessoas, e a sustentabilidade tem que estar ligada ao modelo de negócios. É um compromisso coletivo. Ter cargos de sustentabilidade ligado às outras áreas é uma tendência. O consumidor está mais preocupado com saúde e qualidade de vida. A pandemia nos fez refletir sobre o que precisamos: de consumo de qualidade, responsável e inclusivo. Por isso, a palavra para 2022 é senso de propósito.
Apesar de tantos mares revoltos, a sustentabilidade surge como uma lanterna, apontando uma visão positiva sobre o futuro. “Sou CEO, Chefe de Comunicação e Chefe de Esperança”, foi uma frase incrível que ouvimos na NRF, de uma empresa que pensa a empresa como um ecossistema: gente apoiando gente.
Sim, há um compromisso coletivo do varejo para um futuro melhor. E cada vez mais, saímos do discurso para a prática.
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