Sempre tive para mim que educação é lugar de transformação.

Não como um discurso bonito, mas, questão prática, bem concreta mesmo. A oportunidade de aprender e de me desenvolver, não só em aspectos técnicos, mas, também, comportamentais, foi revolucionário em minha vida. Foi assim comigo, e provavelmente com você também.

No momento, o Franchising lida com problemas novos e complexos. Há um mercado em transformação acelerada e somos pressionados por reinvenção. Imagina o que acontece se desviarmos nosso olhar do capital humano só por um momento?

Pode ser que você esteja se perguntando, então, sobre como preparar Franqueados, lojistas e times de vendas para essa nova realidade, de retomada. Afinal, não tem outro jeito. A reinvenção dos negócios requer desenvolvimento humano. Não é momento de dar uma pausa no que se refere à capacitação dos empreendedores e de toda a força de vendas. E sendo assim, por quais caminhos seguir?

Durante a quarentena, nós da Praxis Business desbravamos novas soluções de aprendizagem digital, enriquecendo nosso portfólio de soluções para o Franchising. E hoje compartilho com você 4 práticas para te ajudar a obter mais resultados em vendas por meio de treinamentos online em redes de franquias. Vamos a elas:

| Conteúdos Práticos, Rápidos e Didáticos

Os empreendedores são criaturas práticas. “Sem tempo, irmão”. Quer ensinar algo novo? Vá direto ao ponto. Conte a ele o “passo a passo”. Você trabalha com 7 etapas da Venda? Compartilhe mais ensinamentos sobre isso, etapa por etapa. Ao final do treinamento, não se esqueça: faça uma recapitulação. Quais são mesmo as 7 etapas? Traga um resumo concreto, com aquela chamada para ação: o que o franqueado tem de fazer depois que terminar essa atividade?

Quando estou produzindo videoaulas para redes de franquias, aqui com o time da Praxis Business, nunca perdemos de vista que os empreendedores precisam saber exatamente como colocar esses novos conhecimentos em Prática! E com certa agilidade. Então, optamos pela metodologia conhecida como Microlearning. São “pílulas de conhecimento”. Vídeos curtos, de 5 a 6 minutos, linguagem direta. Conteúdo desenvolvido por especialistas em vendas, gravado em estúdio, com apresentadores profissionais.

Nós falamos com adultos! É preciso escolher a linguagem adequada ao perfil do público.

| Jornada Personalizada

Em uma rede de franquias, lidamos com diferentes perfis de franqueados. No que diz respeito ao conhecimento de gestão, alguns chegam bem mais preparados do que outros, não é assim? Alguns já dominam as finanças, outros são experientes em Vendas. Todo mundo sabe alguma coisa, é verdade, e precisa se aprimorar em outra.

Permita que o empreendedor escolha, então, as competências que fazem mais sentido para ele. Personalize.

O participante dos treinamentos digitais tende a eleger aquilo que conversa com a necessidade dele.

A jornada começa pelo desenho da arquitetura de aprendizagem, considerando as necessidades de formação do participante e os melhores formatos de treinamento para ele.

| Blended Learning

A combinação de práticas do treinamento presencial com o ensino a distância (EAD) deve permanecer. Estar presente, estar junto, tem uma força imbatível. Construir junto. Cocriar.

Ao mesmo tempo, para que o conhecimento não se perca dias após o evento presencial, precisamos de iniciativas que sejam capazes de dar sustentação aos aprendizados.

Cessado o entusiasmo da presença, começa o esmorecimento do efeito.

O EAD, ao longo do ano, vai reforçando o que foi discutido, vai instrumentalizando as equipes para colocar o Plano de Ação em prática. Traz oportunidade de revisitar alguns conceitos, de praticar outros, de aprender coisa nova. O presencial valida a importância do ensino a distancia e aumenta o nível de engajamento das equipes com a plataforma LMS. E o EAD contribui para que o treinamento aplicado presencialmente seja efetivo e traga os resultados esperados, enriquecendo toda a experiência, por um tempo maior.

| Inovação e criatividade nos formatos de treinamento

Esqueça o que aprendeu sobre EAD, e possivelmente tudo aquilo que você aprendeu a rejeitar no EAD. Experimente entregar conteúdo relevante em um formato atrativo aos participantes.

Games, podcasts, videoaulas, workshops online, talk shows, infográficos, drops (já ouviu falar?). São muitas as possibilidades interessantes e interativas para você experimentar.

Que tal promover um campeonato entre os Franqueados?

O cenário econômico muda, os negócios estão se reinventando, e a única maneira de garantir a sobrevivência deles é se desenvolvendo junto. É crescer junto!

Faço a você esse convite. Vivencie essa experiência da Aprendizagem Digital na sua Rede! Na Praxis Business, ampliamos nosso portfólio e estamos prontos pra apoiá-lo nessa jornada.

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