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Importância da Capacitação nas Redes de Franquias

Os caminhos da Aprendizagem Digital no Franchising & Varejo

Sempre tive para mim que educação é lugar de transformação.

Não como um discurso bonito, mas, questão prática, bem concreta mesmo. A oportunidade de aprender e de me desenvolver, não só em aspectos técnicos, mas, também, comportamentais, foi revolucionário em minha vida. Foi assim comigo, e provavelmente com você também.

No momento, o Franchising lida com problemas novos e complexos. Há um mercado em transformação acelerada e somos pressionados por reinvenção. Imagina o que acontece se desviarmos nosso olhar do capital humano só por um momento?

Pode ser que você esteja se perguntando, então, sobre como preparar Franqueados, lojistas e times de vendas para essa nova realidade, de retomada. Afinal, não tem outro jeito. A reinvenção dos negócios requer desenvolvimento humano. Não é momento de dar uma pausa no que se refere à capacitação dos empreendedores e de toda a força de vendas. E sendo assim, por quais caminhos seguir?

Durante a quarentena, nós da Praxis Business desbravamos novas soluções de aprendizagem digital, enriquecendo nosso portfólio de soluções para o Franchising. E hoje compartilho com você 4 práticas para te ajudar a obter mais resultados em vendas por meio de treinamentos online em redes de franquias. Vamos a elas:

  1. Conteúdos Práticos, Rápidos e Didáticos

Os empreendedores são criaturas práticas. “Sem tempo, irmão”. Quer ensinar algo novo? Vá direto ao ponto. Conte a ele o “passo a passo”. Você trabalha com 7 etapas da Venda? Compartilhe mais ensinamentos sobre isso, etapa por etapa. Ao final do treinamento, não se esqueça: faça uma recapitulação. Quais são mesmo as 7 etapas? Traga um resumo concreto, com aquela chamada para ação: o que o franqueado tem de fazer depois que terminar essa atividade?

Quando estou produzindo videoaulas para redes de franquias, aqui com o time da Praxis Business, nunca perdemos de vista que os empreendedores precisam saber exatamente como colocar esses novos conhecimentos em Prática! E com certa agilidade. Então, optamos pela metodologia conhecida como Microlearning. São “pílulas de conhecimento”. Vídeos curtos, de 5 a 6 minutos, linguagem direta. Conteúdo desenvolvido por especialistas em vendas, gravado em estúdio, com apresentadores profissionais.

Nós falamos com adultos! É preciso escolher a linguagem adequada ao perfil do público. 

  1. Jornada Personalizada

Em uma rede de franquias, lidamos com diferentes perfis de franqueados. No que diz respeito ao conhecimento de gestão, alguns chegam bem mais preparados do que outros, não é assim? Alguns já dominam as finanças, outros são experientes em Vendas. Todo mundo sabe alguma coisa, é verdade, e precisa se aprimorar em outra.

Permita que o empreendedor escolha, então, as competências que fazem mais sentido para ele. Personalize.

O participante dos treinamentos digitais tende a eleger aquilo que conversa com a necessidade dele.

A jornada começa pelo desenho da arquitetura de aprendizagem, considerando as necessidades de formação do participante e os melhores formatos de treinamento para ele. 

  1. Blended Learning

A combinação de práticas do treinamento presencial com o ensino a distância (EAD) deve permanecer. Estar presente, estar junto, tem uma força imbatível. Construir junto. Cocriar.

Ao mesmo tempo, para que o conhecimento não se perca dias após o evento presencial, precisamos de iniciativas que sejam capazes de dar sustentação aos aprendizados.

Cessado o entusiasmo da presença, começa o esmorecimento do efeito.

O EAD, ao longo do ano, vai reforçando o que foi discutido, vai instrumentalizando as equipes para colocar o Plano de Ação em prática. Traz oportunidade de revisitar alguns conceitos, de praticar outros, de aprender coisa nova. O presencial valida a importância do ensino a distancia e aumenta o nível de engajamento das equipes com a plataforma LMS. E o EAD contribui para que o treinamento aplicado presencialmente seja efetivo e traga os resultados esperados, enriquecendo toda a experiência, por um tempo maior. 

  1. Inovação e criatividade nos formatos de treinamento

Esqueça o que aprendeu sobre EAD, e possivelmente tudo aquilo que você aprendeu a rejeitar no EAD. Experimente entregar conteúdo relevante em um formato atrativo aos participantes.

Games, podcasts, videoaulas, workshops online, talk shows, infográficos, drops (já ouviu falar?). São muitas as possibilidades interessantes e interativas para você experimentar.

Que tal promover um campeonato entre os Franqueados?

O cenário econômico muda, os negócios estão se reinventando, e a única maneira de garantir a sobrevivência deles é se desenvolvendo junto. É crescer junto!

Faço a você esse convite. Vivencie essa experiência da Aprendizagem Digital na sua Rede! Na Praxis Business, ampliamos nosso portfólio e estamos prontos pra apoiá-lo nessa jornada. 

Marilia Saveri, sócia-gestora da Praxis Business