Kantar apresenta algumas tendências para o mercado de varejo neste ano, como “shopping reset”, gestão da contradição, novo contrato social e “share of life” 

Novo cenário, com paradoxos e tendências que se definem. Rachel Dalton, chefe de informações do varejista do instituto Kantar, comentou sobre esses aspectos e apresentou uma previsão para o mercado de varejo em 2023. A palestra foi realizada na na NRF 2023 e contou com a participação de Christina Hennington, vice-presidente executiva e diretora de crescimento da Target. Confira abaixo as principais tendências apontadas pela analista da Kantar: 

Realidade macro com pandemia e inflação 

Dalton comentou que ainda vivemos as consequências da pandemia da Covid-19, que atingiu fortemente a economia mundial entre 2020 e 2022, levando também a uma inflação nos mercados europeu e norte-americano. Essa inflação teve impacto no poder de compra dos consumidores e as empresas devem estar atentas a isso e saber como precificar produtos e serviços, oferecendo sempre valor.  

Shopping reset

Os consumidores estão dando um reset (“reinício”) geral, ou seja, onde gastam seu dinheiro. Eles buscam experiências de valor, que criam memórias e muitas vezes recorrem a produtos second hand, de “segunda mão”, mas que apresentam qualidade e evitam desperdício. Trata-se de um pensamento alinhado com a questão ambiental.  

Gestão da contradição 

Cada vez mais na gestão é preciso renegociar. As pessoas querem mais tecnologia e rentabilidade, mas é preciso sentar com os fornecedores e renegociar os custos, considerando o impacto de questões como abastecimento, custo de transporte, combustíveis, entre outros.  

Playground digital 

É o contexto do “parque de diversões” do varejista, que deve considerar como pilares: o abastecimento (fullfilment), comércio em si e a questão da customização para o cliente, considerando também as plataformas digitais.  

Novo contrato social 

Hoje o consumidor exige cada vez mais das empresas justiça transparente e alinhamento com a questão ambiental, resale (revenda) e utilização maior de produtos de “segunda mão”, evitando o consumo excessivo e valor justo na cobrança de produtos e serviços.  

Share of life  

Conceito relacionado à “partilha da vida”, como a pessoa gasta seu tempo e a procura por uma vida mais plena. As pessoas querem viver mais experiências e se sentir mais conectadas às outras. É um paradoxo, como aponta Dalton. Antes da pandemia houve um aumento no e-commerce e agora as pessoas valorizam a jornada de compra em lojas físicas. Hoje 72% das pessoas compram em lojas físicas. A tendência para 2027 é que o e-commerce volte a crescer e a compra em lojas físicas caia para 50%, conforme apontou a chefe de informações do varejista da Kantar. 

 

Fonte: “Varejo redefinido: 2023 e além” – Palestrantes: Rachel Dalton, chefe de informações do varejista do instituto da Kantar e Christina Hennington, vice-presidente executiva e diretora de crescimento da Target. Data e local: 17 de janeiro – Javits North, Level 4, Room 404 – Stage Twilio.

 

logo

Praxis Business - Todos os direitos reservados © 2023