Por Adir Ribeiro | CEO & Fundador da Praxis Business

Estou cada vez mais convencido de que atualizar o conceito e o modelo de negócio é o maior desafio das empresas acostumadas a funcionar conforme a sua lógica inicial. Quem obtém grandes resultados, no entanto, são aquelas que ousam mergulhar no novo. Diante de um mercado que exige rápida adaptação, a única forma de continuar relevante e engajar os consumidores é acompanhar a sua evolução para melhor atender às necessidades: as jornadas de compra, as mudanças de hábitos, a digitalização acelerada.

A inovação precisa acontecer nas formas das empresas acessarem os seus clientes, atuais ou potenciais. Vale dizer, as jornadas de compra passeiam livremente entre os mundos físicos e digitais, alcançando e tornando as pessoas parte de uma só conexão com a marca. Quando percebemos como a mudança impacta nos pontos de venda físicos, enxergamos nitidamente a evolução.  Já as empresas que não saem do lugar, que permanecem dentro de uma bolha e não veem as mudanças acontecendo tendem a ficar paradas no tempo e a sentirem fortemente os impactos. Ou pior, até enxergam as mudanças, mas não querem se mover ao encontro das novidades.

A atualização de um negócio é sempre a parte mais crítica, pois geralmente acostuma-se a performar sob as condições estabelecidas, com premissas fixas sobre geração de valor e margem, custo de compra e revenda, assim por diante.  E, claro, nas atualizações nem sempre será aplicada a mesma lógica, o que traz enormes complexidades para se convencer a rede sobre os novos formatos necessários para sua estadia no mercado.

Para contribuir com maior compreensão e estruturação de modelos de negócio, a Praxis Business desenvolveu a matriz a seguir, que apresenta os 10 Aspectos Críticos para o sucesso no desenvolvimento de Conceitos e Modelos de Negócio.

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Se for um novo negócio, sem nenhuma rede estabelecida, o seu desafio é fazer a empresa nascer atualizada com as novas tendências de varejo e consumo.

Se uma rede de canais de vendas já está estabelecida (como as Franquias, por exemplo), é mais do que necessária uma revisão do modelo de negócio que contemple a experiência e parceria da rede atual, bem como prever as devidas atualizações por parte da Franqueadora.

Depois das avaliações e pilotagem, é essencial construir um Plano de Engajamento e Comunicação com toda a Rede. Aqui, vamos destacar os “porquês” e os “comos” do seu negócio. É fundamental ir além de disseminar a cultura da empresa, mas fazer com que todos compreendam a visão, missão e valores e as pratiquem no dia a dia.

Um retrato do Franchising no Brasil

Sim, apesar de tantas adversidades a serem vencidas, passando por cima de ideais e conceitos conservadores, as grandes Franqueadoras estão mergulhando no novo. De acordo com dados da 6° edição da pesquisa Franchising Frame, realizada pela Praxis Business em parceria com o Grupo MD, na qual entrevistamos 131 franqueadores, percebemos que muitas empresas estão caminhando em direção às mudanças e se adaptando ao que os consumidores precisam.

A nossa pesquisa revelou que 71% das redes adotaram mudanças em seus modelos de negócio em 2022. As principais medidas adotadas foram o uso de canais digitais, a omnicanalidade, a digitalização dos seus produtos ou serviços. As empresas também optaram por um modelo de negócio mais enxuto, com menor investimento.

Entre as principais práticas reveladas no estudo, podemos apontar as Franquias e as Lojas Próprias ocupando o topo do ranking das mais escolhidas, seguidas por e-commerce próprio, vendas por redes sociais, aplicativos terceiros e marketplaces.

Atualizar, mudar, ir ao encontro do novo

Os consumidores esperam isso de um negócio. Desafios não foram feitos para nos parar, mas sim para nos motivar a continuar. E independentemente da complexidade, a solução e o resultado devem estar apontados para os novos hábitos do consumidor. Vá ao encontro dele!

Como cantou Elis Regina, “o novo sempre vem”.

Excelentes oportunidades e conquistas podem ser geradas para o seu negócio.

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